Chuvas fortes são esperadas no Sul e Sudeste do Brasil nesta segunda-feira, 18 de agosto de 2025. O Rio Grande do Sul é o estado mais afetado, com um alerta emitido para ventos que podem alcançar até 70 km/h no oeste do estado. No litoral de Santa Catarina e do Paraná, as precipitações ocorrerão em forma de pancadas, enquanto a Serra Catarinense pode registrar geada.
No Sudeste, a instabilidade climática se manifesta no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde pancadas são esperadas devido aos ventos do mar. No interior paulista e em Minas Gerais, a baixa umidade será um fator preocupante, com índices abaixo de 30%. O Centro-Oeste terá manhãs amenas e tardes quentes, mas a umidade crítica pode cair abaixo de 20% em Goiás e Mato Grosso.
Na região Nordeste, Salvador pode enfrentar temporais, enquanto entre Sergipe e Pernambuco as pancadas devem ser de intensidade moderada a forte. Em contrapartida, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia terão tempo firme, mas com calor e baixa umidade predominando. A região Norte também não escapa das chuvas, com temporais previstos para Amazonas, Acre, Rondônia e norte do Pará, enquanto Tocantins e parte do Pará registram sol forte e altas temperaturas.