Edinho Silva, recém-eleito presidente nacional do PT, anunciou neste sábado que o partido realizará atos em todo o Brasil no dia 7 de Setembro. Os eventos terão como foco a defesa da soberania nacional e críticas às tarifas impostas pelo governo de Donald Trump aos produtos brasileiros. Silva enfatizou que a conscientização popular sobre as restrições econômicas é crucial para o processo eleitoral de 2026.
Durante a divulgação de uma resolução do partido, Edinho Silva afirmou que o presidente Lula tentará manter os partidos da federação PP-União na base governista, buscando apoio em palanques para as eleições do próximo ano. Ele também defendeu a ampliação da federação PT-PCdoB-PV, um tema controverso dentro do partido, e sugeriu que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seja candidato em São Paulo para fortalecer a campanha de reeleição de Lula.
O dirigente ressaltou a necessidade de diálogo com as lideranças da direita que fazem parte da federação PP-União, apesar das críticas à gestão federal. Silva afirmou que o PT trabalhará para que essas lideranças escolham estar ao lado do partido nas próximas eleições, destacando que as contradições devem ser resolvidas e que todos têm um papel a cumprir no processo eleitoral de 2026.