As bolsas da Europa operam majoritariamente em baixa nas primeiras horas de pregão, com o índice Stoxx 600 recuando 0,26%, a 559,82 pontos. O sinal negativo surge após a euforia provocada pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em Jackson Hole, na última sexta-feira. Os investidores agora voltam suas atenções para a falta de progresso nas negociações por um cessar-fogo na Ucrânia, enquanto a bolsa de Londres permanece fechada devido a um feriado no Reino Unido.
A analista Ipek Ozkardeskaya, do Swissquote Bank, alerta que o desempenho das bolsas europeias pode ser inferior ao das americanas nos próximos dias. Dois fatores principais limitam o ímpeto no Velho Continente: a estagnação nas negociações ucranianas e a expectativa de que a rotação de ações de tecnologia diminua, mesmo com a possibilidade de cortes nas taxas de juros. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, descartou uma reunião iminente entre os presidentes russo e ucraniano, enquanto Moscou acusa Kiev de ataques a drones que afetaram uma usina nuclear.
No cenário econômico, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, destacou a queda drástica da inflação na zona do euro, mas não indicou mudanças nas taxas de juros. Na Alemanha, o índice de sentimento das empresas superou as expectativas em agosto, embora tenha gerado uma reação marginal nos mercados. Com o euro cotado a US$ 1,1697 e a libra a US$ 1,3498, as bolsas em Frankfurt, Paris e Lisboa registram quedas significativas, enquanto Milão apresenta leve alta de 0,10%.