As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira, 18 de agosto de 2025, enquanto investidores aguardam uma reunião em Washington para discutir o futuro da Ucrânia. O índice japonês Nikkei subiu 0,77% em Tóquio, alcançando 43.714,31 pontos, uma nova máxima histórica, e o Taiex avançou 0,61% em Taiwan, atingindo 24.482,52 pontos, também um patamar inédito. Em contraste, o sul-coreano Kospi caiu 1,50% em Seul e o Hang Seng recuou 0,37% em Hong Kong. Na China continental, o Xangai Composto e o Shenzhen Composto registraram ganhos significativos.
As atenções estão voltadas para a reunião do presidente dos EUA, Donald Trump, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus na Casa Branca. O objetivo é negociar um possível fim para a guerra russo-ucraniana, após uma cúpula anterior entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, não ter gerado avanços concretos. Além disso, no final da semana, o foco se deslocará para o Simpósio de Jackson Hole promovido pelo Federal Reserve, que poderá impactar as expectativas sobre cortes de juros nos EUA.
Os desdobramentos dessa reunião podem ter repercussões significativas nos mercados financeiros globais e nas relações internacionais. A instabilidade na região da Ucrânia continua a ser um fator crítico que influencia as decisões econômicas e políticas em todo o mundo. Assim, os investidores permanecem atentos às possíveis mudanças que podem surgir a partir das discussões em Washington.