Um trágico acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 22, na ponte ferroviária Jianzha, localizada na região central da China, resultando na morte de doze pessoas e deixando quatro desaparecidas. O incidente aconteceu quando cabos de aço que sustentavam a obra em construção se romperam, levando ao colapso da parte central da ponte, que caiu nas águas do rio Amarelo. Imagens da emissora CCTV capturaram o momento do desabamento, evidenciando a gravidade da situação.
No momento do acidente, dezesseis trabalhadores estavam na área realizando atividades de construção. Inicialmente, a imprensa local relatou sete mortes, mas o número aumentou à medida que as operações de resgate progrediram. Aproximadamente 806 agentes estão envolvidos nas buscas, utilizando 91 veículos, 27 barcos e um helicóptero. O Ministério de Gerenciamento de Emergências enviou uma equipe para coordenar os esforços de resgate e investigar as causas do acidente.
A ponte Jianzha é uma importante estrutura que conecta as províncias de Sichuan e Qinghai e é considerada a maior ponte do mundo em vigas de aço contínuas. As autoridades estão apurando as circunstâncias do desabamento, em um cenário onde acidentes semelhantes têm ocorrido devido a regulamentações de segurança laxas nas obras chinesas. O colapso de um canteiro de obras em Shenzhen no ano passado também resultou em várias mortes, levantando preocupações sobre a segurança nas construções do país.