Na manhã desta segunda-feira, 18, passageiros no Aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, relataram atrasos em voos devido a uma falha na comunicação das Torres do Sul. Funcionários da companhia aérea Gol informaram sobre um apagão que afetou as operações de decolagens e pousos no terminal. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) declarou que problemas semelhantes ocorreram em outros aeroportos, mas não fez referência ao caso de Florianópolis.
A Anac afirmou que informações sobre a operação das torres de controle devem ser obtidas junto ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), vinculado ao Departamento do Controle do Espaço Aéreo (Decea). Embora a agência tenha sido notificada sobre os problemas nas frequências de comunicação em Curitiba, Joinville, Navegantes e Bacacherri, não houve esclarecimentos sobre o impacto em Florianópolis. A reportagem busca apurar mais detalhes sobre a situação.
Até o fechamento desta matéria, a Força Aérea Brasileira (FAB), a Gol e a Zurich Airport Brasil, responsável pela administração do aeroporto, não haviam se manifestado sobre os relatos dos passageiros. A falta de informações claras pode gerar incertezas para os viajantes e impactar a confiança nas operações aéreas na região.